Sinalização Viária Horizontal - parte 1

Conhecendo suas principais características e finalidade.

A sinalização viária é fundamental para o bom andamento e organização do trânsito.

Dividida em duas categorias: A Sinalização viária vertical e sinalização viária horizontal são responsáveis pela orientação, indicação e aplicação de regras, tanto para condutores, como para pedestres. A sinalização viária, como um todo, é indispensável para a segurança no trânsito e adjacências.

A sinalização viária horizontal é composta de faixas, símbolos e avisos que são demarcados diretamente no chão (asfalto), e que ajudam a orientar os usuários da via.

Sabendo da importância desta categoria da sinalização viária em nosso cotidiano. Elaboramos este conteúdo, onde falaremos um pouco da história da sinalização viária horizontal, as principais características da sinalização viária horizontal e muito mais.

Neste conteúdo, falaremos exclusivamente da sinalização viária horizontal

Contudo, caso você deseje conhecer um pouco mais sobre a sinalização viária vertical, temos um conteúdo imperdível em nosso site abordando de forma profunda e didática, a importância da sinalização viária vertical, tanto em ambientes públicos, como privados. Para ter acesso ao conteúdo basta clicar aqui.

Então, que tal conhecermos um pouco mais sobre a sinalização viária horizontal?

Breve história da sinalização viária

Antes de falarmos sobre a sinalização viária horizontal, precisamos entender um pouco da história, e o que é sinalização viária no geral.

O surgimento da sinalização viária em escala, começou a ser discutida no ano de 1900 em uma convenção internacional de turismo realizada em Paris. Tudo isso, devido ao desenvolvimento cada vez maior dos automóveis.

A grande preocupação não era somente com os turistas que viajavam de um país para o outro, mas com as empresas de comércio internacional.

Porém, foi somente entre as décadas de 1920 e de 1960, que os países se reuniram para intensificar as discussões para a criação de um sistema internacional de sinalização viária das rodovias.

O começo do sistema de sinalização viária como conhecemos hoje, foi definido por três eventos importantes;

Convenção sobre a Unificação da Sinalização nas Estradas – 1931, Protocolo Relativo à Sinalização Rodoviária – 1949, ambos assinados na cidade de Genebra. E a Convenção sobre a Sinalização Rodoviária - 1968, assinado em Viena.

Sinalização Viária

Tipos de sinalização viária

Segundo o código brasileiro de trânsito existem dois tipos de sinalização viária:

  1. Sinalização viária vertical;
  2. Sinalização viária horizontal;

 A sinalização viária vertical é composta por placas, que indicam e informam aos motoristas as mais diversas regras e mensagens.

Placas essas que são divididas em três grandes grupos: Regulamentação, Advertência e Indicação.

Já a sinalização viária horizontal é constituída por símbolos, faixas e avisos que são pintados ou demarcados diretamente na pista (asfalto).

Princípios da sinalização de trânsito

  1. Legalidade;
  2. Suficiência;
  3. Padronização;
  4. Clareza;
  5. Precisão e confiabilidade;
  6. Visibilidade e legibilidade;
  7. Manutenção e conservação.

Sinalização viária horizontal 

A sinalização viária horizontal é constituída por símbolos, faixas e avisos que são pintados ou demarcados diretamente na pista, no caso o asfalto.

Segundo a norma NBR 7396 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a sinalização horizontal é um conjunto de marcas, legendas e símbolos. Que são pintadas sobre o asfalto, em forma de linhas contínuas, seccionadas, tracejadas, símbolos ou legendas

 Os principais objetivos da sinalização horizontal no trânsito são:

Permitir o melhor aproveitamento do espaço viário disponível, maximizando seu uso;

Aumentar a segurança em condições adversas tais como: neblina, chuva e noite;

Contribuir para a redução de acidentes;

Transmitir mensagens aos condutores e pedestres.

Informações indispensáveis para o controle e segurança dos usuários das vias.

Características da Sinalização Horizontal

Linhas contínuas: São traçados contínuos pela extensão da via onde estão demarcadas. 

Tracejada ou Seccionada: São traçados espaçados, em uma distância igual ou maior do que o traço.

Setas, Símbolos e Legendas: São informações escritas ou desenhadas no pavimento, indicando uma situação ou complementando sinalização vertical existente.

A sinalização viária horizontal possui padrões de cores e formatos, para definir sua finalidade na pista. 

Cores:

As cinco cores padrão na sinalização viária horizontal são:

Branca: Usada para indicar fluxos do mesmo sentido, delimitação de espaços, estacionamentos de veículos especiais, faixas de pedestres, símbolos e legendas

Amarela: Utilizada para indicar sentidos opostos, indicar locais proibidos para estacionamentos ou paradas e demarcação de obstáculos.

Vermelha: Serve para demarcar ciclovias, símbolos de farmácia e hospitais.

Azul: Indica paradas de embarque e desembarque através de símbolos, de lugares destinados a pessoas com necessidades especiais.

Preta: Serve para criar contraste entre o pavimento e as cores.

A utilização das cores deve ser feita obedecendo-se aos critérios abaixo e ao padrão Munsell, de acordo com as normas da ABNT.

Tabela

Descrição gerada automaticamente

 

Dimensões

As larguras das linhas longitudinais são definidas através da sua função e pelas características físicas e operacionais da via.

As linhas tracejadas e seccionadas são calculadas em função do tipo de linha ou da velocidade para a via.

A largura das linhas transversais e o dimensionamento dos símbolos e legendas são definidos em função das características físicas da via, do tipo de linha ou da velocidade regulamentada para a via.

 

Categorias

A sinalização viária horizontal é categorizada em 5 grupos:

  1. Marcas longitudinais: separam e organizam as correntes de tráfego;
  2. Marcas longitudinais transversais: organizam os deslocamentos frontais dos veículos e orientam os deslocamentos de pedestres;
  3. Marcas de Canalização: orientam os fluxos de tráfego em uma via;
  4. Marcas regularizadoras de estacionamento e paragem: demarcam e permitem o controle das áreas onde é proibido ou regulamentado o estacionamento ou a parada de veículos na via;
  5. Inscrições no Pavimento: melhoram a compreensão do condutor quanto às características de utilização da via.

Conhecendo cada categoria 

Marcas longitudinais

As Marcas Longitudinais da sinalização viária horizontal são subdivididas em 4 tipos:

● Linhas de divisão de fluxos opostos (LFO);

● Linhas de divisão de fluxos de mesmo sentido (LMS);

● Linha de bordo (LBO);

● Linha de continuidade (LCO).

Linhas de divisão de fluxos opostos (LFO)

As demarcações geradas por Linhas de Divisão de Fluxos Opostos (LFO) separam os veículos de sentidos opostos e indicam os trechos da via em que a ultrapassagem é permitida ou proibida.

As linhas de divisão de fluxos da sinalização viária horizontal são denominadas da seguinte forma:

  •  Linha Simples Contínua (LFO-1);
  •  Linha Simples Seccionada (LFO-2);
  •  Linha Dupla Contínua (LFO-3);
  •  Linha Contínua / Seccionada (LFO-4);
  •  Linha Dupla Seccionada (MFR).

 

  • Linha Simples Contínua (LFO-1):

Demarcam a separação de vias opostas. Suas linhas são contínuas e indicam que não é possível a ultrapassagem na via.

Cor: amarela

 

Uma imagem contendo Retângulo

Descrição gerada automaticamente

 

 Dimensões:

As linhas são definidas em função da velocidade regulamentada na via, conforme quadro abaixo:

Tabela

Descrição gerada automaticamente

* Pode ser utilizada largura de até 0,15m em casos que estudos de engenharia indiquem a necessidade, por questões de segurança.
 

  • Linha Simples Seccionada (LFO-2):

Fazem a demarcação e separação de vias opostas. Sua linha é seccionada e indica que é possível a ultrapassagem na via.

Cor: amarela

 

Fundo preto com letras brancas

Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

Dimensões:

As linhas são definidas em função da velocidade regulamentada na via, conforme quadro abaixo:

Tabela

Descrição gerada automaticamente

*situações restritas às ciclovias;

* Pode ser utilizada largura maior em casos que estudos de engenharia indiquem a necessidade, por questões de segurança.
 

  • Linha Dupla Contínua (LFO-3):

Demarca a separação de vias opostas. Suas linhas são duplas e contínuas. Indicam que não é possível a ultrapassagem na via.

Cor: amarela

 

Padrão do plano de fundo

Descrição gerada automaticamente

 

Dimensões:

As linhas são definidas em função da velocidade regulamentada na via, conforme abaixo:

 

A largura (L) das linhas e a distância (D) entre elas é de no mínimo 0,10 m e no máximo de 0,15 m.


 

  • Linha Contínua / Seccionada (LFO-4):

Contém duas faixas. Uma faixa contínua e outra seccionada. O lado da faixa seccionada é permitido a ultrapassagem. O lado da via com a faixa contínua sinaliza que a ultrapassagem é proibida.

Cor: amarela

 

Ícone

Descrição gerada automaticamente

Dimensões:

As linhas são definidas em função da velocidade regulamentada na via, conforme abaixo:

A largura das linhas e a distância entre elas é de no mínimo 0,10 m e no máximo de 0,15 m.

*O trecho seccionado deve atender aos mesmos critérios de espaçamento, conforme Tabela 1 apresentada para a Linha Simples Seccionada (LFO-2).



 

  •  Linha Dupla Seccionada (MFR).

Indicam que a faixa pode ter temporariamente o seu sentido invertido. Geralmente, são utilizadas em lugares onde o fluxo de veículos é intenso, principalmente em horário de pico.

Cor: amarela

Ícone

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

 

Linhas de divisão de fluxos de mesmo sentido (LMS)

Separam os movimentos veiculares de mesmo sentido e regulamentam a ultrapassagem e o deslocamento.

Apresentam-se da seguinte forma:

● Linha Simples Contínua (LMS-1);

● Linha Simples Seccionada (LMS-2)

 

  • Linha Simples Contínua (LMS-1)

Indicam que a ultrapassagem não é permitida em nenhum ponto.

Cor: branca

 

Uma imagem contendo Padrão do plano de fundo

Descrição gerada automaticamente

 

Diagrama, Desenho técnico

Descrição gerada automaticamente

 Dimensões:

As linhas são definidas em função da velocidade regulamentada na via, conforme quadro abaixo:

Tabela

Descrição gerada automaticamente

* Pode ser utilizada largura maior em casos que estudos de engenharia indiquem a necessidade, por questões de segurança.
 

  • Linha Simples Seccionada (LMS-2) 

Usadas para separar duas ou mais faixas do mesmo sentido. Como a faixa é seccionada indica que é permitido a ultrapassagem no trecho demarcado.

Cor: branca

Uma imagem contendo Logotipo

Descrição gerada automaticamente

Diagrama

Descrição gerada automaticamente

Dimensões:

As linhas são definidas em função da velocidade regulamentada na via, conforme quadro abaixo:

 

 Tabela

Descrição gerada automaticamente

* Pode ser utilizada largura maior em casos que estudos de engenharia indiquem a necessidade, por questões de segurança.
 

  • Linha de bordo (LBO)

Restringe, através de uma linha contínua, a parte da pista destinada ao deslocamento dos veículos, estabelecendo seus limites laterais.

Cor: branca

Diagrama

Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

Dimensões:

As linhas são definidas em função da velocidade regulamentada na via, conforme quadro abaixo:

Tabela

Descrição gerada automaticamente

* Pode ser utilizada largura maior em casos que estudos de engenharia indiquem a necessidade, por questões de segurança.

 

Quando a LBO é recomendada?

  • Quando não houver pavimentação no acostamento;
  • Quando houver pavimentação no acostamento de cor semelhante à superfície de rolamento;
  • Antes e durante curvas mais acentuadas;
  • Na alteração da largura da pista;
  • Em locais onde existam obstáculos próximos à pista ou alguma situação com potencial de risco;
  • Em locais onde ocorrem condições climáticas como chuva e neblina que dificultam a visibilidade;
  • Em vias que não possuem guia;
  • Em vias com baixa iluminação e que afetam a boa visibilidade dos limites laterais da pista;
  • Em rodovias e vias de trânsito rápido;
  • Nos trechos urbanos, onde o fluxo de pedestres é intenso.

 

  • Linha de continuidade (LCO)

Linha que dá continuidade às marcações longitudinais, principalmente quando há ruptura no alinhamento em trechos longos ou em curvas.

Cor: branca ou amarela

 

Diagrama

Descrição gerada automaticamente

 

Dimensões:

As linhas são definidas em função da velocidade regulamentada na via, conforme quadro abaixo:

Tabela

Descrição gerada automaticamente

 

Marcas longitudinais específicas da sinalização viária horizontal

As Marcas Longitudinais Específicas da sinalização viária horizontal separam o tráfego, e permitem o reconhecimento imediato do usuário.

Possuem os seguintes tipos:

Marcação de faixa exclusiva (MFE);

● Marcação de faixa preferencial (MFP);

● Marcação de faixa reversível no contra-fluxo (MFR);

● Marcação de ciclofaixa ao longo da via (MCI).

 

Marcação de faixa exclusiva (MFE):

Define a faixa de uso exclusivo para determinado tipo de veículo.

Cor amarela: para faixas exclusivas no contrafluxo.

Cor Branca: para faixas exclusivas no fluxo.

 

Faixa exclusiva no fluxo: destinada à circulação

específica de uma categoria de veículo no mesmo sentido do

fluxo dos demais.

 

Faixa exclusiva no contrafluxo: destinada à circulação específica de um tipo de veículo em sentido oposto ao dos demais.

Diagrama

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

 

Dimensões:

A marcação de Faixa exclusiva no fluxo é constituída por uma linha contínua, com largura (L) que varia entre 0,20 m e 0,30 m. A marcação de Faixa exclusiva no contrafluxo é constituída por duas linhas paralelas contínuas com largura (L) e espaçamento (D) entre elas variando entre 0,10 m e 0,15 m.


Marcação de faixa preferencial (MFP):

Define a faixa de mesmo sentido, de uso preferencial, para determinada categoria de veículo.

Cor: branca.

Uma imagem contendo Gráfico de funil

Descrição gerada automaticamente

 

Dimensões:

A marcação de faixa preferencial é constituída por uma linha contínua, com largura (L) de no mínimo 0,20 m e no máximo 0,30 m.

Marcação de faixa reversível no contra-fluxo (MFR):

Define a faixa que pode ter seu sentido de circulação invertido

temporariamente, em função da demanda do fluxo de veículos.

Cor: amarela.

Interface gráfica do usuário, Diagrama

Descrição gerada automaticamente




 

Dimensões:

As linhas são definidas em função da velocidade regulamentada na via, conforme quadro abaixo:

Tela de celular

Descrição gerada automaticamente

 

Marcação de ciclofaixa ao longo da via (MCI)

Determina a parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de bicicletas (ciclofaixa).

Cor branca, nos bordos da ciclofaixa;

Cor vermelha, para contraste.

 

Diagrama

Descrição gerada automaticamente

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Dimensões:

A marcação da ciclofaixa é constituída por uma linha contínua com largura (L) de no mínimo 0,20 m e no máximo 0,30 m.


Considerações Finais

Determina a parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de bicicletas (ciclofaixa) Existe um e-commerce especializado em sinalização viária, aqui você encontra os melhores produtos e toda a explicação de como deve proceder, para que você mesmo possa fazer e deixar tudo devidamente sinalizado. Mantendo assim, a segurança do local. Conheça agora nossos produtos.

 

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