Placa Saliência ou lombada a 100 metros A-18 (quebra mola) é uma placa de advertência este sinal alerta o motorista do veículo sobre a existência lombada, saliência ou ondulação na pista. Utiliza-se a placa no formato retangular quando existe a necessidade de adicionar alguma informação adicional a placa, como setas e distâncias.
Características:
- Placa de Advertência;
- Formato: Retângular;
- Fundo: Amarelo;
- Orla externa: Amarelo;
- Orla interna: preto;
- Símbolo: Preto;
- Suporte de fixação/poste NÃO incluso neste produto, para anexar em sua compra suportes de fixação Clique aqui e adicione ao seu carrinho.
Informação complementar (Opcionais):
Utilização:
- Deve ser utilizado para alertar o condutor em casos de lombada, saliência ou ondulação na pista;
- Antecipar/alertar o motorista sobre a exixtência de lombala a frente;
- Utilizado em casos de saliência que podem afetar a segurança do local.
Materiais:
- Aço #18 (1,25 mm) - Material mais comum utilizado em áreas urbanas (cidades);
- Aço #16 (1,50 mm) - Ideal para situações que exijam a chapa mais grossa por conta de situações climáticas ou adversas;
- Alumínio 1,50 mm - Recomendado para áreas que possuem alto índice de maresia. Chapa (substrato) mais leve se comparado as demais;
- Somente adesivo (sinal impresso) - Utilizados em situações que a chapa (substrato) se encontra em perfeitas condições, sendo necessário somente a reposição da película refletiva;
- Película grau engenharia prismático / GTP (Tipo I) - Material refletivo prismático (colmeia) de alto desempenho, possui durabilidade de até 7 anos.
Dimensões:
Posicionamento:
- Em situações de ondulação transversal, respeita-se as legislações do CONTRAN;
- A placa A-18 tem a posição convencional do lado direito da pista, no sentido do fluxo do tráfego;
- Quando a pista é de sentido único e a placa ao lado direito não apresenta boa visibilidade, o sinal pode ser repetido ao lado esquerdo da pista;
- Fixadas em posição vertical à pista;
- Deve ser posicionada antes ao ponto de perigo ou ocorrência, a uma distância de percepção do condutor, esta distância é dada em função a velocidade e visibilidade da via;
- Para assegurar a boa visibilidade da placa, é posicionada em um angulo de 93º à 95º em relação ao sentido da via;
- Possível fixação suspensa em casos de interseção complexa, mais de duas faixas do mesmo sentido, baixa visibilidade, rampas de saída com faixas múltiplas, alto fluxo de ônibus e caminhões da via, quando existe insuficiência de espaço para a fixação na posição convencional, alto volume de tráfego, interferências visuais, condicionando uma altura livre mínima de 4,6 metros;
- Em vias de trânsito rápido, é recomendado a distância mínima de 100 metros entre placas;
- Em vias urbanas, a altura livre deve ser entre 2 m à 2,5 m, sua distância do bordo da pista de 0,30 m em retas e 0,40 em curvas;
- Em vias rurais, as placas devem ser fixadas com altura livre de 1,2 m na posição convencional e quando suspensa adota-se a altura livre de 5,5 m, atendendo a distância de 1,2 m do bordo da pista, quando a via apresenta dispositivo de proteção contínua o afastamento mínimo aceitável é de 0,8 m.
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