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Placa Curva acentuada à direita A-1b, este sinal adverte o motorista sobre a existência de curva acentuada à direita.
Características:
Placa de Advertência;
Formato: Quadrado;
Fundo: Amarelo;
Orla externa: Amarelo;
Orla interna: preto;
Símbolo: Preto;
Suporte de fixação/poste NÃO incluso neste produto, para anexar em sua compra suportes de fixação Clique aqui e adicione ao seu carrinho.
Utilização:
Utilizado para alertar o motorista sobre a curva acentuada à direita;
Melhorar a segurança do local, evitando acidentes a todos que circulam na via;
A utilização é obrigatória em vias de trânsito rápido, vias rurais e vias arteriais de velocidade potencialmente perigosa de baixa ocupação;
Em vias urbanas que de visibilidade prejudicada ou casos que necessitem que o condutor reduza a velocidade.
Raio da curva
Ângulo central
Velocidade
Curva acentuada
R ≤ 60 m
60 < R ≤ 120 m
α > 30º
α ≥ 45º
V ≤ 45 km/h
45 km/h ≤ V ≤ 60 km/h
Materiais:
Aço #18 (1,25 mm) - Material mais comum utilizado em áreas urbanas (cidades);
Aço #16 (1,50 mm) - Ideal para situações que exijam a chapa mais grossa por conta de situações climáticas ou adversas;
Alumínio 1,50 mm - Recomendado para áreas que possuem alto índice de maresia. Chapa (substrato) mais leve se comparado as demais;
Somente adesivo (sinal impresso) - Utilizados em situações que a chapa (substrato) se encontra em perfeitas condições, sendo necessário somente a reposição da película refletiva;
Película grau engenharia prismático / GTP (Tipo I) - Material refletivo prismático (colmeia) de alto desempenho, possui durabilidade de até 7 anos.
Dimensões:
50 x 50 cm: Utilizado em vias urbanas e vias rurais de estrada;
60 x 60 cm: Utilizado em rodovias rurais.
Posicionamento:
A placa A-1b tem a posição convencional do lado direito da pista, no sentido do fluxo do tráfego;
Quando a pista é de sentido único e a placa ao lado direito não apresenta boa visibilidade, o sinal pode ser repetido ao lado esquerdo da pista;
Fixadas em posição vertical a pista;
Deve ser posicionada a antes ao ponto de perigo ou ocorrência, a uma distância de percepção do condutor, esta distância é dada em função a velocidade e visibilidade da via;
Para assegurar a boa visibilidade da placa, é posicionada em um angulo de 93º à 95º em relação ao sentido da via;
Possível fixação suspensa em casos de interseção complexa, mais de duas faixas do mesmo sentido, baixa visibilidade, rampas de saída com faixas múltiplas, alto fluxo de ônibus e caminhões da via, quando existe insuficiência de espaço para a fixação na posição convencional, alto volume de tráfego, interferências visuais. Condicionando uma altura livre mínima de 4,6 metros;
Em vias de trânsito rápido, é recomendado a distância mínima de 100 metros entre placas;
Em vias urbanas, a altura livre deve ser entre 2 m à 2,5 m, sua distância do bordo da pista de 0,30 m em retas e 0,40 em curvas;
Em vias rurais, as placas devem ser fixadas com altura livre de 1,2 m na posição convencional e quando suspensa adota-se a altura livre de 5,5 m, atendendo a distância de 1,2 m do bordo da pista, quando a via apresenta dispositivo de proteção contínua o afastamento mínimo aceitável é de 0,8 m.
Distância de visibilidade:
É calculado em função a velocidade da via, considerando um tempo de resposta de 2,5 segundos.
Velocidade de aproximação (km/h)
Distância mínima de visibilidade (m)
40
60
50
70
60
80
70
85
80
95
90
105
100
115
110
125
120
135
Sinalizações relacionadas:
Em situação que tenha necessidade de redução de velocidade pode ser utilizado junto dispositivos auxiliares e sinalização horizontal.
Este material atende corretamente às normas ABNT e manual do CONTRAN.
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